Vendas globais de PCs caem pelo 12º trimestre seguido

O mercado global de computadores pessoais registrou 67 milhões de unidades vendidas no terceiro trimestre de 2017, de acordo com dados da Gartner. Isso significa que houve uma retração de 3,6% em relação ao mesmo período de 2016.

Esta é a 12ª instância seguida de queda para o setor, e desta vez a culpa recai sobre o mercado norte-americano. Segundo Mika Kitagawa, principal analista da Gartner, todas as regiões tiveram um trimestre relativamente estável, mas houve queda anual de 10% nos Estados Unidos.

Quem mais vendeu no período foi a HP, que entregou 14,5 milhões de unidades. A Lenovo aparece quase empatada, com 14,3 milhões, seguida por Dell (10,1 mi), Asus (4,8 mi), Apple (4,6 mi) e Acer (4,3 mi).

A proximidade entre as duas primeiras, entretanto, tente a mudar no próximo trimestre porque a HP vem em uma tendência de alta, tendo experimentado quatro trimestres seguidos de crescimento, enquanto a Lenovo vem em uma tendência oposta e registrou resultados negativos em oito dos últimos 10 trimestres.

A HP, inclusive, foi a única empresa que cresceu no setor entre 2016 e 2017, quando apresentou alta de 4,4%. Enquanto isso, a Asus foi a que mais perdeu, com uma queda anual de 9%.





RECOMENDADO PARA VOCÊ